Pular para o conteúdo principal

ZUMBA



Importância da dança nas aulas de Educação Física





A Zumba pode ser muito importante na Educação Física pois, pela sua prática, pode se ter vários aspectos positivos, como:
-Elevada Queima Calórica
-Ótimo Treino Dinâmico do Core
-Corpo Esculpido
-Perda de Peso
-Exercício Disfarçado
-Aumenta a eficiência dos sistemas cardiorrespiratórios e cardiovascular;
-Fortalece o músculo do coração;
-Reduz (melhora) o batimento cardíaco em repouso;
-Melhora a circulação;
-Ajuda a limpar o acúmulo de colesterol;
-Adapta o corpo para queimar gordura como fonte de combustível primária;
-Aumenta a taxa metabólica basal;
-Reduz a pressão sanguínea;
-Reduz o nível de colesterol LDL no sangue.

História da dança 

A Zumba foi criada por volta de 1990, pelo professor de aeróbica e personal trainer colombiano Alberto Perez, mais conhecido como Beto. Interessantemente, a modalidade surgiu ocasionalmente, quando o mesmo improvisou numa de suas aulas, lições com movimentos de dança latina. O fato ocorreu porque Beto havia esquecido o material de música fitness regular em casa. O jeito então era utilizar as fitas que tinha no carro, que se resumiam em merengue e salsa. Beto percebeu que o estilos que acabara de usar nas aulas eram muito eficientes. Passou então, a usar as musicas com mais frequência em suas aulas. O resultado é que o tudo acabou sendo um sucesso e diversas pessoas aceitaram bem a ideia nova. Posteriormente, Beto decidiu melhorar a rotina de treino e lançou o formato que ficou conhecido como Zumba. Em 1999, levou seu método para os EUA, onde a Zumba também foi bem aceita. Os empresários Alberto Aghion e Alberto Perlman perceberam o grande potencial na criação e acabaram por ajudar a tornar a modalidade conhecida em escala global. Atualmente, mais de 150 países a utilizam como modalidade aeróbica.

Características da dança

A zumba mescla movimentos de danças latinas como o samba, salsa, merengue, mambo e reggaeton, ou mesmo outros estilos como hip hop e dança do ventre  com exercícios próprios do treino cardiovascular  e, por este motivo, é muito utilizado em academias, promovendo o condicionamento físico de um modo geral.

Origem da dança e local na qual é praticada

Zumba é um programa fitness inspirado principalmente pela dança latina, criado na Colômbia pelo coreógrafo Beto Perez, na década de 90. É muito utilizado em academias, promovendo o condicionamento físico de um modo geral.

Matéria com fotos ou vídeo no Youtube com o passo a passo da dança.


Objetivo de trabalhar com a dança escolhida no projeto da dupla/trio

Fazer com que os alunos tenham uma forma de se tornar mais saudável de um jeito mais simples e divertido para todos através da dança. 

Aprendizagem em aulas de Educação Física com a dança escolhida

A zumba para iniciantes é uma forma mais simples de ensinar os passos da zumba. Dessa forma, ela permite ao aluno começar a ter suas aulas de zumba de um jeito mais devagar e prático. Começar a fazer uma atividade física nem sempre é tão animador. Mudar a rotina, se adequar a novas metas e ter um novo estilo de vida, exige muita disciplina e vontade. Para aqueles que desejam começar a aula de zumba, precisam ter em mente que é muito fácil aprender os passos, e que errar as vezes é normal. Todos ali estão se divertindo e tentando queimar calorias, nada de dançarinos profissionais. Se você tem receio de começar a fazer aula de zumba e sua principal desculpa é “ah, eu não levo muito jeito para danças”, não se preocupe, as aulas de zumba podem ser feitas por qualquer tipo de pessoa.

Referências:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de Aula Curling

Titulo da aula  -Aplicar o conteúdo referente ao esporte curling Objetivos da aula  -Adaptar a criança ao esporte curling, predominantemente de lugar frio, ao dia a dia com temperaturas local Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o estudante  -Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula. Desenvolvimento Metodológico - Metodologia a partir de 3 atividades. Atividade 1: “Entrando numa fria” Duração: 25 minutos Material: computadores Local: sala de informática               Para dar início à aula sobre o Curling o(a) professor(a) poderá introduzir o tema através de vídeos que relatem um pouco da origem e a história deste esporte bem como suas regras e contextos onde costuma ser praticado. Para isso, o(a) professor(a) terá a sua disposição vídeos disponíveis na internet.    Atividade 2: – Preparando a pista de “gelo...

Equipe GYF - Quem somos?

B log referente ao curso de Educação Física Licenciatura - UFAL(Universidade Federal de Alagoas), do Instituto de Educação Física e Esporte. Temos como objetivo desenvolver, associar e unificar a educação física à tecnologia. Buscando o aprimoramento dos nossos conhecimentos em âmbitos educacionais. Att. Gabriel Vieira, Yan Micael e Francisco Pontes.