Pular para o conteúdo principal

ZUMBA



Importância da dança nas aulas de Educação Física





A Zumba pode ser muito importante na Educação Física pois, pela sua prática, pode se ter vários aspectos positivos, como:
-Elevada Queima Calórica
-Ótimo Treino Dinâmico do Core
-Corpo Esculpido
-Perda de Peso
-Exercício Disfarçado
-Aumenta a eficiência dos sistemas cardiorrespiratórios e cardiovascular;
-Fortalece o músculo do coração;
-Reduz (melhora) o batimento cardíaco em repouso;
-Melhora a circulação;
-Ajuda a limpar o acúmulo de colesterol;
-Adapta o corpo para queimar gordura como fonte de combustível primária;
-Aumenta a taxa metabólica basal;
-Reduz a pressão sanguínea;
-Reduz o nível de colesterol LDL no sangue.

História da dança 

A Zumba foi criada por volta de 1990, pelo professor de aeróbica e personal trainer colombiano Alberto Perez, mais conhecido como Beto. Interessantemente, a modalidade surgiu ocasionalmente, quando o mesmo improvisou numa de suas aulas, lições com movimentos de dança latina. O fato ocorreu porque Beto havia esquecido o material de música fitness regular em casa. O jeito então era utilizar as fitas que tinha no carro, que se resumiam em merengue e salsa. Beto percebeu que o estilos que acabara de usar nas aulas eram muito eficientes. Passou então, a usar as musicas com mais frequência em suas aulas. O resultado é que o tudo acabou sendo um sucesso e diversas pessoas aceitaram bem a ideia nova. Posteriormente, Beto decidiu melhorar a rotina de treino e lançou o formato que ficou conhecido como Zumba. Em 1999, levou seu método para os EUA, onde a Zumba também foi bem aceita. Os empresários Alberto Aghion e Alberto Perlman perceberam o grande potencial na criação e acabaram por ajudar a tornar a modalidade conhecida em escala global. Atualmente, mais de 150 países a utilizam como modalidade aeróbica.

Características da dança

A zumba mescla movimentos de danças latinas como o samba, salsa, merengue, mambo e reggaeton, ou mesmo outros estilos como hip hop e dança do ventre  com exercícios próprios do treino cardiovascular  e, por este motivo, é muito utilizado em academias, promovendo o condicionamento físico de um modo geral.

Origem da dança e local na qual é praticada

Zumba é um programa fitness inspirado principalmente pela dança latina, criado na Colômbia pelo coreógrafo Beto Perez, na década de 90. É muito utilizado em academias, promovendo o condicionamento físico de um modo geral.

Matéria com fotos ou vídeo no Youtube com o passo a passo da dança.


Objetivo de trabalhar com a dança escolhida no projeto da dupla/trio

Fazer com que os alunos tenham uma forma de se tornar mais saudável de um jeito mais simples e divertido para todos através da dança. 

Aprendizagem em aulas de Educação Física com a dança escolhida

A zumba para iniciantes é uma forma mais simples de ensinar os passos da zumba. Dessa forma, ela permite ao aluno começar a ter suas aulas de zumba de um jeito mais devagar e prático. Começar a fazer uma atividade física nem sempre é tão animador. Mudar a rotina, se adequar a novas metas e ter um novo estilo de vida, exige muita disciplina e vontade. Para aqueles que desejam começar a aula de zumba, precisam ter em mente que é muito fácil aprender os passos, e que errar as vezes é normal. Todos ali estão se divertindo e tentando queimar calorias, nada de dançarinos profissionais. Se você tem receio de começar a fazer aula de zumba e sua principal desculpa é “ah, eu não levo muito jeito para danças”, não se preocupe, as aulas de zumba podem ser feitas por qualquer tipo de pessoa.

Referências:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Plano de Aula Curling

Titulo da aula  -Aplicar o conteúdo referente ao esporte curling Objetivos da aula  -Adaptar a criança ao esporte curling, predominantemente de lugar frio, ao dia a dia com temperaturas local Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o estudante  -Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula. Desenvolvimento Metodológico - Metodologia a partir de 3 atividades. Atividade 1: “Entrando numa fria” Duração: 25 minutos Material: computadores Local: sala de informática               Para dar início à aula sobre o Curling o(a) professor(a) poderá introduzir o tema através de vídeos que relatem um pouco da origem e a história deste esporte bem como suas regras e contextos onde costuma ser praticado. Para isso, o(a) professor(a) terá a sua disposição vídeos disponíveis na internet.    Atividade 2: – Preparando a pista de “gelo” Duração: 20 minutos Material: água, trajes de banho, sabão em pó, sabonete, ro

Colômbia

Extensão Colombia: A Colômbia é um país situado a noroeste da América do Sul, sendo que sua área total é de 1.138.910 km². Localização: As fronteiras da Colômbia são as seguintes: Norte – mar do Caribe, ou das Antilhas. Sul – Equador e Peru Leste – Brasil e Venezuela Oeste – oceano Pacífico e Panamá. O país está próximo à linha do Equador, seu relevo é marcado pela presença dos Andes e como se não bastasse, conta com uma boa fatia de floresta Amazônica. Por isso é grande a diversidade de vegetação, tipos de solos e clima no país. Pontos turisticos: botero em medellin catedral de Sal em zipaquirá centro histórico de cartagena de indias parque nacional natural tayrona museu do ouro em bogota ilha de San Andrés Santuário  de Las Lajas Idioma colombia: A partir da colonização espanhola na América Latina, cada país adaptou sua língua ao fundir a dos povos indígenas com o espanhol. Se na Espanha já não se fala