Titulo da aula
-Aplicar o conteúdo referente ao esporte curling
Objetivos da aula
-Adaptar a criança ao esporte curling, predominantemente de lugar frio, ao dia a dia com temperaturas local
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o estudante
-Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Desenvolvimento Metodológico
- Metodologia a partir de 3 atividades.
Atividade 1:“Entrando numa fria”
Duração: 25 minutos
Material: computadores
Local: sala de informática
Para dar início à aula sobre o Curling o(a) professor(a) poderá introduzir o tema através de vídeos que relatem um pouco da origem e a história deste esporte bem como suas regras e contextos onde costuma ser praticado. Para isso, o(a) professor(a) terá a sua disposição vídeos disponíveis na internet.
Atividade 2:– Preparando a pista de “gelo”
Duração: 20 minutos
Material: água, trajes de banho, sabão em pó, sabonete, rodo e tinta óleo
Local: quadra ou pátio com piso liso
Para dar início ao jogo o(a) professor(a) poderá preparar, juntamente com as crianças a pista do curling (Figura 2). Para tanto, as crianças deverão estar devidamente vestidas com seus trajes de banho.
Preparação da pista:
- com uma tinta óleo, ou tinta semelhante que não saia com água, o(a) professor(a) fará o alvo e a linha de arremesso da pista de curling (A);
- em seguida, despejará sabão em pó e água na pista (B);
- por fim, espalhará, com a ajuda das crianças, o sabão e a água por toda extensão central da pista (C).
Duração: 30 minutos
Material: trajes de banho, sabonetes e rodo
Local: quadra ou pátio
Com a pista preparada o(a) professor(a) fará a divisão das equipes (3 a 4 crianças) e explicará as seguintes regras do “Curling de verão” (Figura 3):
- a competição ocorrerá entre duas equipes;
- cada integrante terá a chance de arremessar seu sabonete rente ao solo, antes da linha vermelha, para chegar o mais próximo possível do círculo azul;
- os arremessos serão feitos alternadamente entre as equipes;
- durante o arremesso de um jogador, os demais integrantes da sua equipe poderão tentar freiar ou acelerar o sabonete, utilizando o rodo e a água do piso, para que os mesmo chegue o mais perto possível do círculo azul. No entanto, não será permitido a estes jogadores encostar diretamente nos sabonetes;
- os jogadores poderão arremessar seus sabonetes com a intenção de afastar os sabonetes dos adversários que estiverem próximos ao círculo azul;
- ao final dos arremessos, a equipe que tiver o maior número de sabonetes próximos ao círculo azul vencerá a partida.
-computadores; água, trajes de banho, sabão em pó, sabonete, rodo e tinta óleo; trajes de banho, sabonetes e rodo.
Avaliação
-A avaliação consistirá em um debate por meio do aplicativo kahoot com as crianças sobre o curling. A discussão poderá abordar questões como:
a) Como é o apelido do Curling?
b) Onde foi criado?
c) Em que ano passou a ser esporte olímpico?
d) Quantas pedras cada time tem?
e) Objetivo do jogo?
Bibliografia
-http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26414
Comentários
Postar um comentário